segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A PSICOPATOLOGIA DAS CONDUTAS MOTORAS

Através da própria motricidade podemos observar primeiramente o tônus de fundo, após a melodia cinética e em ultimo o automatismo do gesto.
A aquisição de novas maneiras de aprendizagem motoras é importantíssimo, pois a forma com o ambiente a acolhe e aceita suas modificações irá favorecer seu desenvolvimento, a motricidade pode passar de um gesto de imitação para atividades operatórias.
Antes da utilização das mãos é necessário um trabalho dedicado com a lateralização e explorar todas dificuldades
Para se estudar a lateralidade é importante que seja no nível dos olhos, mão e pés, a lateralidade homogenia é aquela dominante ou seja idêntica nos três níveis, olho, pé e mão dominante.
Já a criança com disgrafia tem a qualidade de sua escrita é deficiente, sem haver um déficit neurológico ou mesmo intelectual que explica sua atividade. O estudo clinico da disgrafia demonstra outros níveis de dificuldades identificadas o seguinte transtorno da organização motora, transtorno espaço temporal, pertubação da linguagem e da leitura e transtorno afetivo.
Dupré porem isola a identidade partucular, a debilidade motora, que se forma a partir de uma inaptidão da motilidade voluntária de sencinesia e de imitação e de tônicas.
Em crianças com emotividades invasivas, perturbações freqüentes, mas discretas com debilidade motoras. O fracasso é total nas operações espaciais e lógico matemático, diante desse quadro é necessário buscar sintomas de uma possível afecção genética, identificada como síndrome de Willians.
A istabilidade é um dos grandes motivos das consultas em psiquiatria de crianças e adolescentes.
Os balanços psicomotores encontra instabilidade motora e postural e a aparência da reação de impotência.
Os tiques são movimentos repetitivos que ocorrem do nada, aparecem por volta de 6-7 anos e vão se instalando, exixtem os tiques transitórios e os crônicos.
Ele pode surgir inicialmente por uma anciedade, pois é possível ser uma descarga da tensão, pode se associado a psicoterapia e uma terapia comportamental sendo imersão ou descondicionamento operante.
A tricolilomania é a necessidade de torcer, puxar ou mesmo arrancar cabelos.
Já a onicofagia trata-se de o sujeito anciosos, ajeis, ativos e autoritários.

resumo feito pela amiga de sala do curso de psicopedagogia Silvana

Um comentário:

  1. Tem alguns erros de português, mas fora isso, é um ótimo resumo! Obrigada.

    ResponderExcluir

deixe seu comentário se gostou do que viu aqui, ou deixe sua sugestão